Brainstorming é uma técnica para estimular o aparecimento de soluções criativas.
Uma “Tempestade de Ideias”, em português, é feita em uma reunião e permite a partilha de ideias, soluções e insights valiosos para a empresa.
Nesse sentido, empresas de todos os tamanhos e setores aderem a esta prática.
A ideia deste processo é dar vida ao ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma”.
Quanto às regras, podemos reger-nos pelas seguintes:
- quantidade, não em qualidade;
- evite críticas ou comentários negativos;
- aprecie ideias fora do comum;
- junte as ideias mais relevantes;
- discuta como para colocá-las em prática;
- periodicamente, mostre o efeito que o brainstorming está causando na empresa.
Como fazer um Brainstorm?
- apresente o problema, antecipadamente;
- modere a discussão, não deixe que exponham todas as ideias de uma vez;
- tome nota e tudo, por mais descabido que seja;
- faça um mapa de ideias.
Tás na Net!? Às quartas nós estamos!