Consumidores somos todos, com mais ou menos acesso à informação, mas cada vez mais, a pesquisar sobre tudo, independentemente de quão pequenos os pormenores sejam.
Cada decisão é uma decisão informada e compete aos marketeers encontrarem maneiras de responder a estes curiosos!
Tu como pequeno empreendedor e/ou futuro marketeer, precisas de perceber que não há decisão demasiado pequena relativamente a um potencial cliente, existe sim toda uma jornada de conselhos, que podes dar, direta ou indiretamente, durante o processo de “decision-making”.
Existem vários tipos de consumidor, como por exemplo o exigente que normalmente requer um serviço mais personalizado e resultados mais relevantes ou o impaciente que precisa de tomar decisões instantaneamente.
Assim, dependendo do tipo de consumidor existem várias abordagens.
Dar ao consumidor controlo, poder e escolha até certo ponto é uma preciosa estratégia que ajuda a “agilizar o processo”, basta verificar os últimos dados:
- 15% dos compradores já decididos em fazer uma aquisição pesquisam uma alternativa mais barata.
- 50% veem vídeos online sobre o produto enquanto visitam lojas físicas.
- 80% dos consumidores que viram vídeos no YouTube admitem que os viram no início do processo de compra.
Assim confirmamos a tendência da utilização do vídeo digital como o novo manual de instruções, seja no pré ou no pós compra.
Termos como “shop with me”, “does it work”, “everything you need to know”, “review” e “best” dominam como referências na pesquisa dos consumidores.
Hoje em dia, vemos as empresas a enveredar por caminhos como a mentalidade do “try before you buy” e a atitude do “know before you go” como forma de combater esta curiosidade, o fácil acesso à informação do consumidor e à procura de aprender o máximo possível sobre os produtos, destinos e experiências antes de assumirem a compra.