Todos nós achávamos aquelas aulas de história do básico muito maçadoras, mas lembram-se de falarem nas Revoluções Industriais?
A máquina a vapor, a energia elétrica, o computador programável cada um destes exemplos foram responsáveis por grandes avanços tecnológicos.
Pois, esta é a quarta!
Com o aparecimento da Worldwideweb e de tecnologias inovadoras que causaram efeitos profundos a nível dos modelos de negócio mas também na maneira como produzimos, houve então, toda uma reestruturação. Surgiu então o conceito da Indústria 4.0.
Tecnologias que se tornaram parte do nosso dia-a-dia tais como smartphones, os tablets e os computadores portáteis, a rapidez com que se tornaram mainstream e evolução a nível de hardware e software dessensibilizaram-nos da mudança drástica que aconteceu e continua a acontecer no setor industrial e comercial.
Visto isto, é um fator essencial para o crescimento da economia a digitalização das empresas.
Ganhar vantagem competitiva no mercado atual é extremamente relevante e por sua vez ser ágil, flexível e escalável. As principais keywords são dinamismo e eficiência .
As fábricas serão cada vez mais automatizadas, com sistemas ligados entre si e o papel humano por consequência será cada vez menos exigente fisicamente reduzindo significativamente o trabalho manual e repetitivo e serão transformados em outros postos de trabalho mais exigentes a nível técnico
Compete às empresas analisar constantemente as mudanças nos mercados e adaptar estratégias de maneira a agarrarem todas as oportunidades e por sua vez, áreas como:
BIG DATA, ADVANCED ANALYTICS, CLOUD COMPUTING, INTERNET OF THINGS ( IoT )
São um MUST na prosperidade de uma empresa.
“Tás na Net?” Às Quartas nós estamos!