Objetivos
Aquisição de conhecimentos das metodologias Lean e Six Sigma
Conteúdos
- Princípios base de Lean Six Sigma: cliente, processos, melhoria contínua, remover desperdício, reduzir variação, envolver a equipa
- Eficiência operacional, melhoria contínua e satisfação do cliente – orientação para o cliente (interno / externo)
- Melhoramento dos processos, redução de desperdício e erro humano,
- Documentar processos
- SIPOC – supplier, inputs, process, outputs, customer
- Medir performance: recolher informação, o que medir, amostragem, apresentação da informação / gráficos
- Melhorar processos
- Identificar desperdícios
- Trabalho em equipa
- Tomada de decisão baseada em informação
- Trabalho em curso, prazo de entrega e taxa de conclusão
- Complexidade
- Valor acrescentado
- Custos e desperdício
- Eficiência, flexibilidade, focalização e velocidade
- Reduzir variabilidade
- Método DMAIC: defeitos, medir, analisar, improve e controlar
- TPM (total process management): zero stocks, zero defeitos, zero avarias, zero papéis e zero tempo
- 5 S: organização, arrumação, limpeza, normalização e auto-disciplina
- Implementação de Lean Six Sigma
- Gestão da Mudança
Destinatários
Quadros empresariais e gestores
Condições & Infra-estruturas
Videoconferência
€ - Inclui documentação e Certificado
Isenção de IVA ao abrigo do artigo 9º do CIVA.