Com a chegada e a rápida proliferação dos smartphones, o acesso às diferentes vertentes de media tornou-se algo intrínseco ao dia-a-dia de qualquer pessoa.
À medida que estes dispositivos se tornaram cada vez mais potentes, as aplicações cada vez mais optimizadas, o potencial do mercado cada vez mais em aberto e disponível para todos o explorarem, os chamados content creators (termo que foi popularizado pelo Youtubers) vieram para ficar.
Toda esta rápida evolução tecnológica revolucionou a indústria dos media e do entretenimento, a mente humana tornou-se quase que dependente de estar constantemente a absorver contéudo e o fácil acesso misturado com a necessidade de multitasking veio popularizar o formato do Podcasts.
Mas o que é ao certo o Podcasting? Muito resumidamente, conteúdo digital que pode ser descarregado pelo utilizador, normalmente em formato audio, de programas de TV, rádio, debates, entradas de blog, transcrições de livros, etc.
Este tipo de formato pode ser gerado directamente com este propósito ou adaptado de outras vias.
Curiosamente a palavra “podcast” tem origem na junção de iPod e broadcasting.
Seguindo as estatísticas o conteúdo audio é uma excelente opção para atingir uma “audiência” leal, visto que 80% das pessoas que ouvem quase todo ou todo o episódio de um podcast e ouvem em média 7 programas por semana.
Tás na Net? Às Quartas nós estamos!